Comentários sobre "Força Tarefa"

Na última quinta-feira ocorreu a estréia do novo seriado da Globo, Força Tarefa, o que não nenhuma novidade, visto que desde a época de lançamento do filme Tropa de Elite, a emissora já falava no lançamento de uma série do gênero. Chegou-se até a falar em uma série com o nome do filme, mas provavelmente devido ao anúncio de uma possível continuação, a série tenha ficado apenas com o cenário.

Foi assim que surgiu Força Tarefa, uma série que não mostra o dia a dia da “tropa de elite” da PM fluminense, e sim o dia a dia do serviço de inteligência da PM – admito ter pensado que se tratava de uma corregedoria, porém graças a ótima resenha publicada no blog Abordagem Policial eu descobri que se trata da P2. Ao invés de uma trama em torno de um traumatizado Capitão Nascimento, temos a trama em torno de um traumatizado, interpretado por Murilo Benício. Junto a ele temos como personagens principais o Coronel Caetano (Milton Gonçalves) e a Sargento Selma (Hermila Guedes), além de personagens de menor importância da P2.

Apesar de semelhanças no psicológico entre ambos protagonistas, a motivação de ambos é completamente diferente, assim como o foco da história de que enquanto em Tropa de Elite, temos uma história focada em um grupo de ação tática, em Força Tarefa somos apresentados ao dia a dia de uma equipe cuja atuação vai desde a investigação interna e externa, ação em campo e conclusão administrativa de cada caso.

Sobre Benício – cujo papel recebe o maior foco na trama - esse tipo de personagem não é novo para o autor, que interpretava o detetive Raul, na série Mandrake produzida pela HBO. Infelizmente, enquanto em Mandrake a interpretação era natural e comedida, em Força Tarefa ela aparente muitas vezes forçada e caricata. Na verdade, esse é um problema grave da série em geral, nenhum dos atores se apresenta de maneira natural nos seus devidos personagens, tentando – sem sucesso – caras e bocas no estilo SWAT.

Nessa quinta-feira agora teremos mais um episódio da série. Eu pessoalmente espero que esse nos traga melhores surpresas do que o episódio de estréia. Caso vocês queiram saber mais sobre Força Tarefa, basta visitar ao sítio oficial da série. Ah sim... eu recomendaria também uma visita à página de curiosidades.

Sem comentários: