Eu vi; Justiceiro Zona de Guerra (Punisher, War Zone)

Se algum grande filme sofreu uma grandes injustiça cinematográfica nos últimos, esse filme com certeza foi Punisher War Zone. Lançado diretamente em dvd aqui no Brasil – embora eu acredite que o nos Estados Unidos também – esse filme acabou não recebendo, nem de perto, a mesma audiência que os filmes dos demais heróis da casa das idéias. Ok, Justiceiro nunca foi um Herói, mas você entenderam a colocação.

Punihser War Zone é dirigido pela polonesa Lexi Alexander, escrito por Nick Santora (Prison Break e Lei e Ordem), Art Marcum (Homem de Ferro) e Matt Holloway (Highlander), o filme é estrelado por Ray Stevenson, como Frank Castle, e Dominc West, como Retalho. O filme tem aproximadamente 100 minutos, de pura ação com um puta roteiro, baseado até o talo na série Max, escrita (nos quadrinhos) por Garth Ennis.

É preciso lembrar que o Justiceiro não é um personagem novo no mundo do cinema. Em 1989 fora lançada a primeira versão, bisonha diga-se de passagem, dirigida por Mark Goldblatt (editor de X-men3 e xXx 2) e estrelada por Dolph Lundgren. O filme em si era tão... tão... tão... que passou poucas vezes no Cinema em Casa do SBT e até hoje não teve uma versão nacional em DVD. A outra encarnação do personagem foi em 2004, pelas mãos de Jonathan Hensleigh, com Thomas Jane no papel principal e John Travolta no papel o vilão Howard Saint. Esse fiilme não fora de todo ruim, pois ainda chegou a agradar alguns fãs, porém fora considerado fraco na opinião geral.

Punisher War Zone foi diferente. Felizmente, Punisher War Zone é diferente.

Se noa quadrinhos temos um Frank Castle de muita ação e poucas palavras, é assim no filme. Em muitas cenas Castel permanece calado, apenas fazendo aquilo que ele deve fazer. Não há negociação. Bandido bom é bandido morto! Capitão Nascimento é bom menino perto dele! Ao mesmo tempo somos apresentados a um sujeito melancólico, que vive do remorso pela morte de sua família. Um ser que mata aos inimigos ao mesmo tempo que mata a si mesmo. Sem dúvida, respresentar tal ambigüidade não é tarefa para qualquer um, e aí que nos dá seu grande show Stevenson, sabendo expressar com os olhos o momento exato de um sociopata que antes de se ver como Herói se vê como um mal necessário a sociedade.

Como mencionei, o filme foi todo baseado na série Max. Por isso em determinados momentos Punisher War Zone nos faz pensar que estamos assistir a Sexta-Feira 13 ou outro thriller qualquer devido a quantidade de sangue e de mortes cruéis a sangue frio da qual Castle é o autor. Empalamento, estrangulações, dilacerações. Qualquer que seja o tipo da morte, ela fará parte repertório do personagem, que não distingui bandido tenha 8 ou 80, mas que sofre profundamente caso algum dos bons rapazes, policiais envolvidos na guerra contra a máfia, se fira durante seus planos.

Vendo os extras do dvd, nós podemos encontrar um pequeno Making Of de 9 minutos, onde podemos então ver a fundo o cuidado encontrado pela equipe desde a fotografia, para manter o clima da HQ. É bem importante frisar que, apesar da fidedignidade, a equipe sabe que esta trabalhando em uma mídia diferente, por isso se preocupa em não apenas passar, de maneira caricata o personagem. De igual maneira, o cuidado na seleção das armas e no treinamento dos atores são detalhes que enriquecem bastante e que ajudam a transformar Punisher War Zone em uma ótima opção de entretenimento.

Mais uma vez, aos amigos que quiserem o dvd emprestado, é só falar comigo!

2 comentários:

Fabio Bianna disse...

otimo!!! vou baixar

Leonardo Jaques disse...

Pô eu quero! Assiti os dois ultimos, mas o "Warzone" ainda não vi.
Mas pelo que eu lembro que na produção do filme teve alguns desentedimentos entre os produtores e diretores, e os acionistas não queriam lançar nos cinemas por causa da censura de 18 anos, lembro que foi o mesmo ano de The incrivel Hulk, Indiana Jones, Hancock, Quantum of Solace e Hellboy 2, que pode ter ofuscado esse treceiro filme do personagem Frank Castle!