Eu Vi X-Men Origens Wolverine

Ontem finalmente eu assisti a X-Men origens: Wolverine. Admito não poder dizer que assiti ao filme de maneira completamente imparcial, pois depois de semanas em cartaz já ouvia escutado todo tipo de opinião, das boas as muito ruins. Ainda assim tentei ao máximo me deixar levar pela fantasia proposta na história.

Minha opinião geral – já vou revela-la logo agora pois espero contar alguns spoillers mais adiantes *rs – é de este é um filme medíocre. Embora tenha algumas cenas que agradem, ele não me fez ter a mesma empolgação que em outros filmes de super-herói da safra atual. Certa vez vi Lexi Alexander, diretora de Punisher War Zone, comentar que quando o espectador fica mais de 20 minutos sem ver uma cena de ação em um filme de ação ele começa a divagar e a pensar nos seus afazeres do dia a dia e a perder a trama do filme. Isso é bem verdade, e acontece com Wolverine, que em determinados momentos do filme tenta preencher o vazio deixado por alguns explosões non-sense.

Sobre os atores, nada muito diferente do padrão herdado da trilogia de X-Men. Alguns personagens aparentemente ficaram descolados – o dente-de-sabre sádico de Wolverine em nada se parece com o mongol de X-Men 1; outros foram promessas que pouco renderam, como Gambit; outros tiveram uma aparição desnecessária, como Ciclope; por fim tivemos aqueles que sofreram tamanha deturpação de desagradaram a nação em geral, sim Deadpool.

Sobre a história (agora sim com spoillers) tudo o que eles precisavam fazer era juntar história de Wolverine Origem (cuja HQ em muito me lembra O Jardim Secreto, mas isso é história para outro post *rs) com Arma X. Simples! Ainda assim Hollywood teima em modificar a história, substituindo algo relativamente coeso nas Hqs por uma nova história cheia de buracos: Quando James passa a se chamar Logan? Irmão vivendo como soldados na América e lutando da Secessão até o Vietnã?! Por que um sujeito que vive para a guerra e a morte por anos passaria em um dado momento a ter crise de consciência? Por que esse tipo de crise é tão comum para se usar como desculpas em roteiros ruins? Por que durante a briga dele com o dente-de-sabre o Gambit se intromete? Por que o tal do Stryker atrai o Logan para a base só para deixar ele ir embora depois de descobrir que a mulher estava viva? Por que um cara que sofre o diabo na mão dos inimigos acaba tomando um teco na cabeça e perdendo a memória? Por que transformar anti-heróis em mocinhos com crise de consciência?

Enfim, Wolverine poderia ter sido muito melhor. Infelizmente acho que as chances da Marvel Studios retomar a franquia são mínimas, o que por lado é até bom, pois faz com que eles assim possam melhor se concentrar na franquia dos Vingadores e afins...

Sem comentários: