Gagged In Brazil - Censurados no Brasil

O jornalista brasileiro, residente no Reino Unido, Daniel Florêncio, produziu o curta Gagged In Brazil - Censurados no Brasil - que traz críticas e levanta provas a respeito da formação de uma nova censura de imprensa no estado de Minas Gerais. Esse curta foi exibido no mês passado na CurrentTVTendo como aliadas a Globo Minas e o jornal O Estado de Minas, a cúpula do PSDB e cia, o governador estaria criando todo um cenário, falso, que o permita em 2010 concorrer à presidência, no lugar de José Serra. Levando em consideração a baixa popularidade de Dilma Rousseff, a chance de Neves se tornar o próximo presidente acabam sendo bem altas.

Em 2003, a ONG midia independente, publicou uma matéria de crítica ao governador e sua politica de intrusão nos assuntos da imprensa. Ano passado o G1 publicou sobre a nota no Le Monde sem mencionar as críticas, da mesma maneira como consta no vídeo, porém não deixou qualquer link para a reportagem original (o que não é costumeiro deles). Olhando no site do Le Monde a matéria esta lá, mas para acessa-la por inteiro só sendo assinante do jornal (e tendo o francês fluente).

Enfim... o vídeo em questão segue abaixo. Assistam e tirem vocês suas conclusões.
Acessando a página original do vídeo no YouTube é possível encontrar alguns comentários interessantes, porém, vocês sabem com é esse mundo de anonimato dos comentários... nada que se leve a sério...

3 comentários:

Fabio Bianna disse...

eu seu que eu não votarei no Neves. E a censura nunca caiu, sempre esteve ai, mesmo que de forma inconsciente, existe censura até no orkut.
essa forma de opressão e impor o que devemos ou não devemos fazer, escutar, ver... é um tanto quanto antiquada.
somos livres para fazermos o que quisermos , com ordem e respeitando os outros.

Leonardo Jaques disse...

Realmente é a utilização total do famoso 4º poder, manipular a opinião pública através das midía de massa, nunca foi novidade no Brasil, ainda por uma emissora que obteve sua concessão de transmissão pelos acordos feitos com o exercito que construiu e "deu" as antenas de transmissão para eles. A censura sempre existirá, não importa os meios. Cabe a nós comunicar e disseminar nossos pensamentos com o intuito de atingir uma realidade promissora e transparente.

O meu primeiro passo em direção ao marketing foi justamente para compreender melhor o mundo no qual vivemos, descobri que somos programados a todo tempo. Felizmente descobri que a melhor arma contra essa programação é a pesquisa dos fatos.

Fabio Bianna disse...

como o autor é anonimo joguei lá no blog tirei umas linhas e botei outras, dei uma leve reescrevida