Eu Vi Jean Charles

Admito que se não fosse pela pessoa que me convidou a ir no cinema eu dificilmente teria assistido a esse filme na telona. Pessoalmente sou avesso a filmes biográficos em geral, principalmente sobre alguns que fizeram sucesso entre o público brasileiro, como Cazuza e Meu Nome Não é Johnny – esse inclusive também estrelado por Selton Mello.

No fim das contas acabei topando o desafio e fui ao Odeon na semana passada assistir a Jean Charles, e o resultado foi surpreendente! Para quem não se lembra, Jean Charles foi um brasileiro assassinado pela polícia britânica em Londres 3 anos atrás. O relatório oficial dizia que Charles fora confundido com um suposto terrorista na época, o que pouco tempo depois fora desmentido pela perícia que constatou diversos erros na investigação e na abordagem. No final das contas o brasileiro foi morto, o relatório feito e ninguém foi culpado. Caso encerrado? Não pois na memória de um povo esse caso permaneceu em aberto, em especial na do diretor Henrique Goldman que resolveu encabeçar o projeto do longa, de produção anglo-brasileira.

Jean Charles conta a história de uma pessoa normal. Um cidadão comum, com seus defeitos e virtudes, ao mesmo tempo que mostra a vida dos milhares de brasileiros que fogem a cada dia da sua terra natal em busca de melhores condições de (sobre)vida em uma terra estranheira, de língua estranha e hábitos diferentes. Mostra a dificuldade em se aceitar o outro, a perseguição e a falsa democracia estampada nos relatórios oficiais. Jean Charles é um filme que conta a história do homem comum, numa terra incomum, com uma simplicidade que assusta ao mesmo tempo que exorta o espectador a uma reflexão.

Se você ainda não assistiu, não faça como eu pensei em fazer, esperar sair no dvd e tal, vá ao cinema e veja, pois vale a pena. Espetáculo garantido!

Sem comentários: