Eu vi Watchmen

Finalmente, depois de meses de atraso, eu consegui assistir ao tão falado, bem e mal, Watchmen. Algumas pessoas que haviam lido o HQ gostaram, outras que leram odiaram, outras que não leram acharam legal e desses que não leram alguns acharam chato. Um único filme, tantas opiniões... Enfim, depois do atraso agora posso dar dar minha.

O filme é legal. Admito de inicio ter ficado assutado com a duração de quase 3 horas, afinal, vocês devem saber que sou meio avesso a ficar muito tempo com a bunda na cadeira de frente para a TV (tremo só de pensar nas pessoas que dizem ter “assistido a trilogia de O Senhor dos Anéis de uma vez só no último final de semana”, brrrrr).

Então, voltando ao assunto. Eu li a HQ e achei o filme legal, algumas caracterizações ficaram muito boas, outras muito fracas. Em uma história complexa como a criada por Alan Moore (que por acaso conseguiu que seu nome fosse retirado dos créditos, onde aparece apenas Co-Escrito por David Gibbons) é normal que o diretor opte por focar mais determinadas passagens do que outras. Alguns foram bons, outros, na minha opinião, fizeram falta.

Mais ou menos na metade é que o filme teve, na minha opinião, sua grande falha. Se até então as escolhas do diretor atendiam ao propósito de contar a trama principal da Watchmen, a partir daí ele começa a desbancar para uma outra história, com outros fins, que não eram aqueles propostos pela HQ. O drama, o desespero do ser humano, do cidadão em geral, pelo holocausto nuclear desaparece. Há um leve temor pela III Guerra Mundial que não cativa o espectador, e conforme a trama avança as mudanças no roteiro transformam Watchmen em qualquer coisa que não seja Watchmen.

Enfim, fico feliz por não ter apostado nesse filme. Como eu disse, ;e um filme legal, que consegue prender o espectador na cadeira por mais de 2 horas mas que termina com um gosto amargo de “era melhor ter ido ver o filme do Pelé” (frase clássica do Chaves, vocês lembram?). Não sei se vale a pena alugar na locadora, talvez seja melhor esperar passar na HBO ou no TeleCine, mas ainda assim vale alguma coisa.

Sem comentários: