O Amor nos Tempos do Cólera


Recebido como presente em 2009 e lido em menos de duas semanas em 2010, O Amor nos Tempos do Cólera me foi dado por uma doce amiga como presente, e que presente! Esse livro se tornou a minha apresentação a obra do conhecido Gabriel García Marques, famoso escrito Colombiano, vencedor do prêmio Nobel de literatura em 1982, aposentado desde de abril de 2009, quando resolveu se dedicar a sua atual luta contra o câncer.
Pois bem, o livro é passado na região caribenha da Colômbia, em uma época não especificada, mas aparentemente situado entre finais do século XIX início do século XX. Para nós – ao menos para mim – que não conheço a Colômbia pessoalmente, foi uma bela oportunidade de caminhar pelas ruas de algumas cidades, e ver algumas de suas pessoas, pois nesse ponto o colombiano se assemelha ao nosso Machado de Assis, e suas descrições. Acho que há um pouco de Nelson Rodrigues também na obra, porém sem as perversões. Para que vocês entendam, uma passagem do qual gostei e que ilustra bem a comparação:
Bem... acabei fazer uma lida an passant pelo livro e não encontrei a passagem, nem qualquer outra que faça sentido fora do contexto, por isso ficarei devendo o exemplo (*rs).
Amor nos Tempos do Cólera é como o nome diz, uma história de amor, e ainda assim um romance que retrata uma época, onde os valores do passado se fazem presentes em um mundo que caminha e avança tecnologicamente, rumo a um futuro de guerras e revoluções que os povos daquela época sequer suspeitavam que estaria por vir.
O livro recebeu uma nova edição da Record, e pode ser facilmente encontrado nas livrarias. Próximo passo, seguindo sugestões estarei caminhando para 100 anos de solidão.

Sem comentários: