Besouro



Não tenho atualizado o blog pois o mês de março tem sido para mim um mês impar. Novos cursos, mudanças, provas, trabalho, etc, etc, etc. Ainda assim me senti obrigado a fazer um post a respeito de um filme que me fez, pela primeira vez talvez, concordar com Arnaldo Jabor em considerá-lo simplesmente genial: Besouro.

A idéia é simples. Utilizar toda a plasticidade da capoeira para montar um filme de artes marciais passado no Brasil do início do século XX. Aproveitar toda a beleza dos cultos afro-brasileiros para mostrar o divino no cotidiano. Puxar a longa questão social, da importância do lutar pelo o que é seu para objetivar o filme. Sim, isso é besouro.

Manuel Henrique Pereira, ou Besouro Mangangá como foi conhecido, viveu no interior da Bahia, para ser mais exato na cidade de Santo Amaro da Purificação, onde nasceu em 1895 e morreu assassinado em 1924. Dizem uns que ele morreu por ser um homem direito, outro por ser um arruaceiro.

Cadê o Besouro
Cadê o Besouro
Cadê o Besouro Chamado Cordão de Ouro

Sendo um ou sendo outro, o diretor João Daniel Tikhomiroff foi feliz em não procurar realizar um documentário, e sim em contar uma ficção, meramente baseada nas lendas sobre Besouro. Com menos de 90 minutos, o filme preza por mostrar belas lutas de capoeira, e um roteiro denso e bem brasileiro, mostrando a mudança que se processa a partir da união entre o divino e o mundano no ser humano.

Besouro não é drama. Besouro não é documentário. Besouro não é kung-fu-movie. Besouro é besouro.

Sinceramente, esse é um filme que eu me arrependo de não ter assistido no cinema, e que recomendo a todos que aluguem e vejam assim que possível.

1 comentário:

R.R.Rangel disse...

Bem, certamente darei ouvidos à suas palavras e alugarei o filme muito em breve.

E pensar que você já tinha indicado antes, quanto estreou no cinema.

Noutro dia você sugeriu de vermos o Bastardos Inglórios. Nós declinamos o convite. Se você ainda não foi, vá....

...é uma obra de arte...

Fantástico o filme, até a Gabi adorou...

Você bem sabe que Tarantino nunca me encheu os olhos da forma como enche os olhos da crítica...mas nesse filme ele foi fantástico...

Fato engraçado é que eu e a Gabi sabíamos que o filme tinha sido indicado ao Oscar mas não sabíamos em quais categorias (eu, particularmente, não me interesso pelo evento há muito tempo). Quando o filme acabou e a Gabi comentamos: "Caramba...o filme é esse general alemão, que ator foda, que personagem fantástico...

Terminamos de ver o filme e entrei na net para ler um pouco sobre...matei a curiosidade em saber em quais categorias o filme concorreu. Uma delas foi: Melhor ator coadjuvante...

...batata...ganhou o tal general...

Recomendo muito...tanto que estou há dias tentando fazer um post sobre o filme...

Abraços,